+55 11 2276-0148contato@iris.org.br

Colabore: Voluntariado

Home / Colabore / Colabore: Voluntariado

Quando nós ajudamos o próximo, o maior beneficiário somos nós mesmos. Quando oferecemos o amor, ele não diminui, e sim, aumenta.

É pensando dessa forma que nós do Instituto IRIS Cão-guia realizamos o trabalho em auxílio de pessoas com deficiência visual. Sabemos das dificuldades por essas pessoas enfrentadas diariamente, e temos certeza de que o cão-guia pode ser muito mais que os olhos que podem ver, eles podem ser amigos e companheiros.

Porém, esse trabalho somente é possível ser realizado com a sua ajuda. Por isso, o convidamos a fazer parte dessa equipe. Utilize as suas aptidões em auxílio do próximo, doe seu tempo com amor, ele pode nos ajudar a transformar vidas. Seja voluntário do Instituto IRIS Cão-guia.

O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.

O trabalho deve ter as seguintes características:

  1. ser voluntário, ou seja, não pode ser imposto ou exigido como contrapartida de algum benefício concedido pela entidade ao indivíduo ou à sua família;
  2. ser gratuito;
  3. ser prestado pelo indivíduo, isoladamente, e não como “subcontratado” de uma organização da qual o indivíduo faça parte e, portanto, seja pela mesma compelido a prestá-lo; e
  4. ser prestado para entidade governamental ou privada, sendo que estas devem ter fim não lucrativo e voltado para objetivos públicos.